Conheça 6 problemas comuns de empresas que terceirizam mão de obra – e a solução para cada um deles.
1. Dificuldade de adaptação do terceirizado à cultura da empresa
Não é incomum que empresas que pensam em terceirizar algumas de suas atividades tenham esse receio. Muitas vezes, a empresa tem características que fogem ao padrão de outras do setor e a preocupação em terceirizar e trazer alguém “estranho” à equipe pode surgir.
O que recomendamos é que o processo seletivo seja feito com rigor e dentro dos padrões exigidos pela contratante. O RH da empresa terceirizada deve estar orientado sobre esse perfil buscado, a fim de aliar as expectativas.
Explico: é preciso estar bem definido o perfil de colaborador que a empresa pretende ter em seu quadro de terceirizados, para que ele atenda às expectativas e tenha maior probabilidade de se adequar à cultura da empresa.
Por isso é importante que a empresa terceirizada contratada e a empresa contratante estejam bem entrosadas desde o início do processo, especialmente na contratação.
2. Falta de comunicação com a empresa de terceirização
Algumas empresas clientes aqui da Prime já haviam terceirizado anteriormente com outras empresas e não gostaram da experiência por causa da falta de comunicação com a contratada. Infelizmente, isso é uma queixa comum no mercado e o contratante deve ficar atento a este fator.
O que nós aqui oferecemos neste quesito? Total suporte via whatsapp, telefone e e-mail quando o cliente precisar, não importa o dia ou a situação. Mantemos vários canais de comunicação abertos e disponíveis para quaisquer dúvidas ou emergências.
Nenhum cliente nosso fica sem nosso feedback, e fique atento para que a terceirização de seus serviços também seja pautada pela comunicação ampla e irrestrita.
3. Capacidade técnica dos funcionários terceirizados
Esse é outro fator crucial para muitas empresas, especialmente aquelas que precisam de funcionários qualificados em todos os seus postos, independentemente da função.
A melhor forma de garantir a qualificação técnica de funcionários terceirizados é contratar com uma empresa de terceirização que promove a capacitação contínua de seus quadros.
Antes de firmar o contrato com a empresa terceirizada, faça perguntas como: que tipos de treinamento ela oferece aos funcionários terceirizados? Eles são treinados para usar os EPIs? Sabem usar as ferramentas de trabalho corretamente? A empresa tem uma política de treinamento que envolve a melhoria contínua de seus colaboradores?
Se todos esses quesitos são atendidos, dificilmente a contratada terá problemas com a qualificação de seus funcionários terceirizados.
4. Pouca clareza sobre o que é esperado do serviço de terceirização e do funcionário
Você sabe como proceder quando um funcionário terceirizado comete um erro em serviço? Quando ele falta? Quando se atrasa? Quais as suas responsabilidades e quais são as atribuições exclusivas da contratada?
Tudo isso deve estar bem claro no momento da contratação e, quando surgir uma situação inesperada, como uma possível não conformidade no serviço, a empresa contratante deve ter certeza de que os canais de comunicação estarão abertos com a terceirizada a fim de esclarecer dúvidas sobre o escopo do serviço.
No quesito terceirização de higiene e conservação, por exemplo, a empresa contratante precisa saber claramente o que está incluído no contrato, tais como: quantidade de material de limpeza, tipos de materiais, EPIs fornecidos, uniformes etc.
5. Desperdício de tempo com a gestão dos terceirizados
Novamente, não haverá este tipo de problema se o escopo dos serviços e da responsabilidade de cada um – contratante e contratada – ficarem bem claros desde o início.
E mais: funcionários bem treinados e equipe engajada numa comunicação fluida e eficaz evita que o contratante perca tempo com a gerência das atividades do contratado terceirizado.
O ponto crucial aqui é: preste atenção na empresa que você está contratando como terceirizada e veja como é o suporte que ela vai lhe oferecer quando o serviço começar a ser implementado.
6. Relacionamento conflituoso entre funcionários orgânicos e terceirizados
Este é outro fator com o qual temos muito cuidado aqui na Prime. Orientamos nossos clientes com relação aos ambientes em que trabalham conjuntamente funcionários orgânicos e terceirizados.
Também aconselhamos e orientamos sobre hierarquia, escopo do trabalho, gestão do serviço, dentre outras questões que podem gerar conflitos, sempre pensando em minimizar desentendimentos e dificuldades no dia a dia do trabalho.
Conclusão
A terceirização deve estar dentro de um plano estratégico da empresa. O que isso significa? Que a contratação de uma empresa de terceirização de serviços deve estar alinhada não só com os valores da empresa, mas também com suas metas.
Nós aqui da Prime Terceirização levamos a sério isso, pois nós também estamos comprometidos com o nosso próprio negócio. Se queremos que nossa empresa seja próspera no ramo da terceirização, sabemos que temos de agir com ética e compromisso total com o cliente.
Não deixe para tirar suas dúvidas sobre a terceirização depois de já ter assinado o contrato. Entre em contato conosco, nós temos certeza de que sanaremos todas as suas dúvidas e inseguranças antes de firmarmos nossa PARCERIA. Levamos muito a sério isso.